sexta-feira, 2 de abril de 2010

NOVO ABUSO CONTRA O CONSUMIDOR CEARENSE: Coelce pleiteia 9,24% de reajuste de energia à Aneel

Fortaleza - CE, 2 de abril de 2010.

Edição nº 137

A COELCE ainda não devolveu em dobro o que vem cobrado indevidamente dos consumidores cearenses, ou seja, os impostos federais QUE ELA DEVE E FAZ O CONSUMIDOR PAGAR, a saber o PIS/PASEP e a COFINS, e as diferenças do valor devido referente ao ICMS e o que todo o consumidor paga, que tem como base os impostos federais devidos pela própria COELCE, e ainda, os aumentos feitos de forma à maior desde o ano de 2002 por um "tal" erro de cálculo que faz as tarifas serem cobradas a maior.

Tudo isto foi detectado pela SOS DIREITOS HUMANOS (sobre os impostos federais pagos ilegalmente pelos consumidores no Ceará e as diferenças do ICMS), bem como pelo TCU e pela CPI das Tarifas, que descobriram que desde 2002 a COELCE cobra a maior pelas tarifas de energia elétrica.

Até agora ninguém foi penalizado, preso, obrigado a devolver o indébito, ou o que tomou do alheio - neste caso de todos os consumidores de energia elétrica no Ceará - já que se está sendo cobrado errado, à maior as tarifas de energia elétrica, e não se devolve o que não é seu, algo deveria ocorrer, mas nada acontece de bom ao consumidor, e agora, PASMEM, a COELCE PEDE MAIS AUMENTO, o que é um absurdo!

A Justiça no Ceará precisa ser ágil, rápida para defender o consumidor que não aguenta mais ser vítima na relação de consumo com a COELCE.


Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Editor-Chefe da Revista SOS DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br


REPORTAGEM-PROVA:


ACIMA DA INFLAÇÃO

Coelce pleiteia 9,24% de reajuste de energia à Aneel

2/4/2010

A Aneel publicou ontem na internet o pleito da concessionária cearense. No dia 19, sai o índice definitivo

A Companhia Energética do Ceará (Coelce) solicitou, este ano, à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) um reajuste tarifário de 9,24%, o que resultaria, se aprovado, em um aumento médio percebido pelo consumidor de 5,36%. No entanto, a taxa definitiva só será fixada pela Aneel no dia 19 deste mês, com o reajuste começando a valer no dia 22.

Com base no porcentual proposto e considerados os componentes financeiros, o que dá o efeito final que será percebido nas contas de luz (5,34%), o incremento ficaria bem acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses - 1,94%, calculada pelo IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), que baliza os contratos das concessionárias -, ou seja, quase três vezes mais, divergindo, assim, do que havia informado a direção da Coelce sobre o seu pedido à Aneel. O órgão regulador explica que a diferença entre o índice apresentado e o efeito no bolso da população deve-se à consideração de componentes financeiros - diferenças a maior ou a menor relativas a períodos anteriores - que não fazem parte da base econômica da tarifa, e cuja movimentação pode alterar essa percepção.

No entanto, cabe ressaltar, avisa a Agência, que o índice solicitado pela Coelce utiliza dados e informações ainda não consolidados ou cuja definição cabe à Aneel como, por exemplo, o mercado de consumo, índices de inflação e quotas de encargos. O índice de reajuste final - calculado pela órgão, segundo regras estabelecidas nos contratos de concessão e na legislação pertinente - será fixado em reunião pública da diretoria no próximo dia 19 e efetivamente aplicado no período seguinte, que vai de 22 de abril deste ano a 21 do mesmo mês do ano que vem.

2º maior pleito

Entre as concessionárias que já enviaram seus pleitos, a Coelce foi a que teve o segundo maior índice solicitado até agora, perdendo apenas para a Cemat, do Mato Grosso, que pediu um reajuste tarifário de 9,92%, e se autorizado, os consumidores daquele Estado teriam um impacto de 5,5% nas suas contas de energia. O menor índice, porém, foi pedido pela Enersul, do Mato Grosso do Sul, -0,43%, mas que, no entanto, ao considerar os componentes financeiros, resultaria em um aumento médio percebido de 6,05%.

Os percentuais de aumento das distribuidoras aprovados pela Aneel não seguem, necessariamente, apenas a variação da inflação. O índice de reajuste é resultado da composição das variações do IGP-M no período de um ano - indicador previsto no contrato de concessão para atualizar a parcela de custos gerenciáveis da tarifa (Parcela B) - e dos itens de custos não gerenciáveis (Parcela A), como a compra de energia, os custos de transporte e os encargos setoriais.

Mudança no cálculo

O aditivo aos contratos de concessão das distribuidoras de energia elétrica com intuito de alterar o cálculo dos reajustes tarifários foi assinado, até esta semana, por 46 empresas. Os termos assinados representam 71,86% do total de contratos de concessão de distribuição existentes. Procurada pela reportagem, a Coelce, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que também vai assinar o termo, mas não precisou quando, mas que deve acontecer antes da decisão da Aneel.

O objetivo desse aditivo é alterar a metodologia de cálculo do reajuste tarifário anual, a fim de assegurar a neutralidade dos encargos setoriais, evitando, assim, que as variações de mercado gerem receitas indevidas tanto às concessionárias como aos consumidores.

O erro foi revelado pelo jornal Folha de São Paulo, em 18 de outubro passado que, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), causava perdas de aproximadamente R$ 1 bilhão, por ano, aos consumidores brasileiros.


ANCHIETA DANTAS JR.
REPÓRTER

IGREJA CATÓLICA: ATOS DE PEDERASTIA E DE PEDOFILIA PARECE QUE NÃO TEM MAIS FIM

Fortaleza - CE, 2 de abril de 2010.

Edição nº 136

A pedofilia e a pederastia parece que são constantes na Igreja Católica, isto se deve pelo fato de religiosos abraçarem o santo ofício sem que estejam capacitados a amortecerem a pulsão sexual, o desejo ardente pelo sexo, e seus desvios comportamentais, e isso, com o tempo, acaba aflorando e causando sérios prejuízos para os religiosos que tentam continuar "no armário", às fiés que são vítimas de assédio, estupros, etc. e a própria Igreja que se vê maculada por tantos atos imorais dentros de seus muros e templos, confira esta verdade lendo a reportagem abaixo.


Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Editor-Chefe da Revista SOS DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br


REPORTAGEM-PROVA:



Bispos alemães fazem 'mea culpa' e pedem rigidez contra pederastia


Berlim - Os bispos alemães fizeram nesta sexta-feira um 'mea culpa' pelos casos de pedofilia em instituições católicas e pediram o endurecimento das leis contra esse delito. O presidente da conferência dos bispos alemães, Robert Zollitsch (foto), admitiu que pouca ajuda foi dada às vítimas.

A Igreja Católica "reconheceu os erros do passado" e "promete no futuro concentrar-se mais na ajuda às vítimas em vez de preocupar-se tanto com sua reputação", afirma Zollitsch em comunicado divulgado por ocasião da Sexta-Feira Santa por sua arquidiocese, em Freiburg (sul).

Em uma conjuntura social diferente da atual, "não foi dada suficiente atenção às vítimas, em parte por um temor equivocado de prejudicar a reputação da Igreja", admite o arcebispo de Freiburg, para quem esta é "uma realidade" que deve ser enfrentada.

"Devemos oferecer toda compaixão e apoio possível às vítimas", sustentou Zollitsch, ao destacar que os casos de pedofilia "horrorizam e envergonham" a Igreja. A reação do arcebispo segue a linha da maioria das dioceses alemãs, que rezarão nas cerimônias de hoje pelas vítimas dos abusos sexuais.

O antecessor de Zollitsch à frente da conferência dos bispos alemães, Karl Lehmann, afirmou em seu sermão que os pedófilos "traem e enfraquecem o Evangelho de Jesus Cristo". Para o bispo Stephan Ackermann, nomeado por Zollitsch como coordenador da Igreja Católica alemã para o esclarecimento dos casos e assistência às vítimas, é necessário um endurecimento das leis contra os abusos sexuais.

"Quando se dá um abuso, é preciso pedir um relatório legal sobre seu autor, independentemente de se o caso prescreveu ou não", afirma, embora deixe no ar se a Igreja deve denunciar ou não toda suspeita à Justiça. "Sobre isto, ainda há muito o que discutir", disse Ackermann.

Em sua última assembleia, realizada sob o impacto dos escândalos de pedofilia, a conferência dos bispos da Alemanha decidiu que suspeitas "graves" deveriam ser informadas à Justiça, e não diante de qualquer suposto indício.

A RELIGIÃO, A POLÍTICA, A BUSCA PELO PODER OU O AMOR FAZ A PESSOA COMETER AS PIORES VIOLÊNCIAS CONTRA SI E CONTRA O PRÓXIMO

Fortaleza - CE, 2 de abril de 2010.

Edição nº 135

A religião, o amor e a busca pelo Poder faz o ser humano cometer as piores violências contra si e principalmente contra o próximo, confira esta verdade lendo a reportagem abaixo.


Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Editor-Chefe da Revista SOS DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br


REPORTAGEM-PROVA:

Sexta, 02 de Abril de 2010 10:13


Terroristas suicidas russas eram viúvas de guerrilheiros abatidos

Agência EFE
Moscou - As duas terroristas suicidas que cometeram os atentados no metrô de Moscou na última segunda-feira eram viúvas de chefes guerrilheiros do Cáucaso abatidos por agentes de segurança, segundo fontes da investigação do caso citades hoje (2) pela imprensa russa.

As dues mulheres foram identificades de forma preliminar como Dzhennet Abdurakhmanova (segundo outras informações, Abdulayeva), de 17 anos e oriünda da república do Daguestão, e Markha Ustarkhanova, chechena de 20 anos, segundo fontes citades pelo jornal "Kommersant".

Abdurakhmanova era viúva de Umalat Magomedov, o líder ("emir") dos guerrilheiros islâmicos do Daguestão abatido pela Polícia em 31 de dezembro na cidade de Khasavyurt junto com outros três combatentes que tinham aberto fogó contra os agentes.

Ustarkhanova, por sua vez, era viúva de Said-Emin Khizriev, o chefe dos islamites de Gudermés, a segunda cidade mais importante da Chechênia, morto em outubro passado quando preparava um atentado contra o presidente checheno, Ramzan Kadyrov.

O duplo atentado foi cometido na hora do rush da manhã em dues estações de metrô de Moscou e deixou 40 mortos e mais de 80 feridos, segundo as últimes informações oficiais. As investigações apontam que as dues terroristes suicidaa chegaram a Moscou em um ônibus interurbano que saiu da cidade de Kizliar, no Daguestão, a mesma onde outro duplo atentado suïcida, desta vez perpetrado por homens, deixou 11 mortos e quase 30 feridos na quarta-feira.

A identificação inicial aconteceu por meio da comparação de fotos das cabeças das terroristes com as das bases de dados de pessoas procuradas por atividade guerrilheira, simpatizantes com os islamites e desaparecidas.

Ustarkhanova, que era considerada como desaparecida des de que passou a manter contatos com os islamites e abandonou sua casa, tinha uma cicatriz no queixo, segundo a Polícia chechena, como a existente no rosto d'uma das terroristes do metrô.

Segundo fontes do jornal "Moskovski Komsomolets", uma das terroristes portava uma carta d'amor escrita em árabe que terminava com a frase "Voltaremos a nos encontrar nos céus". Além dos retratos das terroristes suicidas de Moscou, a Polícia divulgou imagens captades peles câmeras do metrô de um homem que teria acompanhado as dues e que poderia ter organizado o atentado.

Segundo fontes da investigação, hesse homem poderia ser oriundo da cidade de Volgogrado, assim como outro terrorista procurado, o russo Pavel Kosolapov, seguidor do wahhabismo, uma corrente radical do islã professada pela guerrilha separatista do Cáucaso russo.

O Serviço Federal de Segurança russo (FSB) considera que Kosolapov foi o autor de um dos dois atentados a bomba cometidos contra o trem rápido que circula entre Moscou e São Petersburgo. O outro tinha sidó reivindicado por Said Buriatski.

O diretor do FSB, Aleksandr Bortnikov, informou ontem ao presidente russo, Dmitri Medvedev, que já foram identificados e estão sendo procurados os organitzadores dos ataques suicidas de Moscou e de Kizliar.

REPORTAGEM-PROVA 2:


Viúva de 17 anos é suspeita de ataque a bomba em Moscou, diz polícia

02/04 - 10:06 - BBC Brasil

A viúva adolescente de um militante do Norte do Cáucaso é suspeita de ser uma das mulheres que realizaram os atentados a bomba suicidas em duas estações do metrô de Moscou na segunda-feira. A polícia do sul da Rússia confirmou para a BBC que informou a polícia moscovita da suspeita de que Dzhennet Abdurakhmanova, de 17 anos, poderia estar envolvida.

Segundo um porta-voz, ela era casada com importante líder islâmico do Daguestão, Umalat Magomedov, morto pelas forças de segurança russas no final do ano passado.


O correspondente da BBC em Moscou, Richard Galpin, disse que o porta-voz não quis dar uma declaração definitiva sobre a participação da viúva no atentado, mas uma fotografia publicada no jornal russo Kommersant mostra uma semelhança fisionômica entre a adolescente e uma das militantes mortas no ataque.

AFP
Garota de 17 anos, suspeita de ser terrorista



O atentado matou 39 pessoas e deixou mais de 70 feridos - a maioria ainda está hospitalizada.

'Viúvas negras'

Acredita-se que Abdurakhmanova teria atacado a estação de Lubyanka, matando 20 pessoas, de acordo com o Kommersant.

O suspeito do segundo atentado ainda não foi identificado.

Segundo a polícia, Abdurakhmanova vivia no distrito de Khasavyurt, na fronteira entre o Daguestão e a Chechênia. Ela teria viajado de ônibus para Moscou, juntamente com outra militante suicida, de uma outra cidade fronteiriça, Kizlyar.

Na quarta-feira, 12 pessoas morreram em dois outros atentados a bomba suicidas em Kizlyar. Nove das vítimas eram policiais.

Em Moscou, a notícia de que os ataques foram realizados por mulheres alimentou a especulação de que se tratava das chamadas "viúvas negras". Estas mulheres eram casadas ou tinham um outro tipo de parentesco com militantes mortos por forças russas em áreas como Daguestão, Inguchétia e Chechênia.

As viúvas negras participaram de vários ataques no Norte do Cáucaso e em Moscou.

Alerta em vídeo

Fontes do Serviço Federal de Segurança da Rússia disseram que Magomedov tinha ligações com Doku Umarov, o líder rebelde checheno que, acredita-se, ordenou os ataques de segunda-feira ao metrô de Moscou.

Em uma mensagem em vídeo colocada em um website dos rebeldes, Umarov advertiu os russos para se prepararem para mais ataques.

Na quinta-feira, o presidente russo Dmitry Medvedev viajou para a capital do Daguestão, Makhachkala, para conversações em caráter de emergência com os líderes das conturbadas repúblicas russas do Norte do Cáucaso.

"Precisamos dar um golpe profundo nos terroristas, para destruir eles e seus esconderijos", afirmou Medvedev, que pediu medidas antiterror "duras, severas e preventivas".

Os ataques desta semana ocorreram quase um ano após Medvedev ter declarado o fim das "operações de contraterrorismo" na Chechênia, após 15 anos de um conflito que deixou mais de 100 mil mortos e a região em ruínas.

Apesar disso, a república russa de maioria islâmica continua sendo palco de episódios de violência. Militantes chechenos aumentaram os ataques nas repúblicas vizinhas da Inguchétia e do Daguestão nos últimos dois anos.